Actualidades
25 novembro 2024

Faleceu o cardeal Miguel Ángel Ayuso

Tempo de leitura: 2 min
O cardeal Miguel Angel Ayuso Guixot, missionário comboniano espanhol, Prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, faleceu hoje aos 72 anos de idade.
---

O cardeal Miguel Angel Ayuso estava hospitalizado no Hospital Gemelli. À frente do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso,desde 2019, acompanhou o Papa Francisco em quase todas as suas recentes viagens apostólicas. A sua saúde obrigou-o nos últimos tempos a hospitalizações e operações contínuas. Esta manhã, Francisco tinha-lhe dirigido um pensamento.

O Cardeal Miguel Angel Ayuso nasceu a 17 de junho de 1952 em Sevilha (Espanha) no seio de uma família numerosa e profundamente católica. Em setembro de 1973 entrou na Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, onde fez a profissão perpétua a 2 de maio de 1980. Foi ordenado sacerdote a 20 de setembro do mesmo ano na paróquia de Corpus Christi em Sevilha. Prosseguiu a sua formação eclesiástica em Roma, na Pontifícia Universidade Urbaniana e no Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos (Pisai), onde obteve a licenciatura em 1982. Em 2000, obteve o doutoramento em Teologia Dogmática na Universidade de Granada.

No início de 2016, o Papa Francisco nomeou-o bispo titular de Luperciana. Ele próprio lhe conferiu a ordenação a 19 de março na Basílica de São Pedro, e desde então tem sido uma sucessão de compromissos, de viagens a todos os cantos do mundo para testemunhar aos seus irmãos e irmãs muçulmanos, hindus, budistas, sikh, xintoístas, confucionistas e membros das religiões e tradicionais que mediante a amizade é possível o diálogo.

O Papa Francisco fez do diálogo inter-religioso uma prioridade do seu pontificado, como demonstram as várias visitas que realizou a países onde os católicos são minoritários e nas quais Ayuso Guixot participou na comitiva papal: as visitas aos Emirados Árabes Unidos e a Marrocos em fevereiro e março de 2019.E a este respeito, o Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum, assinado conjuntamente em Abu Dhabi pelo Pontífice e pelo Grande Imã de Al Azhar (a mais importante instituição académica sunita), tem um valor significativo.

Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 5 de outubro de 2019, da Diaconia de São Jerónimo da Caridade em Via Giulia.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail