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04 janeiro 2025

Estrelas brilhantes, estrelas apagadas e buracos negros

Tempo de leitura: 7 min
A liturgia da Solenidade da Epifania celebra a manifestação de Jesus a toda a Humanidade, O Menino que nasce em Belém é uma “estrela” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da Terra.
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No dia 6 de janeiro, doze dias após o Natal, a Igreja celebra, desde os primeiros séculos, a solenidade da Epifania. A palavra grega epiphàneia significa “manifestações” (no plural) e era utilizada para designar as ‘manifestações’ das divindades. Na Grécia antiga, referia-se às festas dedicadas a uma divindade específica. Este termo foi adotado pelo cristianismo para indicar a “manifestação” de Jesus aos povos, representados pelos Magos.

A data da Epifania aproxima-se da do Natal das Igrejas orientais, celebrado no dia 7 de janeiro. A diferença de 13 dias deve-se exclusivamente ao calendário adotado: enquanto as Igrejas ocidentais seguem o calendário gregoriano (assim chamado em homenagem ao Papa Gregório XIII, que o introduziu em 1582), as orientais ainda utilizam o antigo calendário juliano (criado por Júlio César em 45 a.C.). Por isso, o dia 25 de dezembro do Natal ortodoxo coincide com o nosso 7 de janeiro, enquanto o seu dia 6 de janeiro, da Epifania, corresponde ao nosso 19 de janeiro.

Os Magos, buscadores de Deus

O episódio pitoresco dos Magos, narrado de forma sóbria por São Mateus (Mateus 2,1-12), é um dos que mais atraíram a curiosidade e atenção desde a época dos Padres da Igreja e dos escritos apócrifos cristãos. Em torno do relato evangélico floresceu uma rica e criativa fantasia:

  • os Magos tornam-se três, como os três dons: ouro, incenso e mirra; 
  • são considerados reis, talvez porque o rei é o máximo representante de um povo, e também pela influência de alguns textos bíblicos, como Isaías 60 (ver primeira leitura) e o Salmo 71: “Os reis de Társis e das ilhas ofereçam tributos, os reis de Sabá e de Seba tragam presentes” (salmo responsorial); 
  • são-lhes atribuídos nomes: Gaspar, Melchior e Baltazar; 
  • vêm de três continentes diferentes: África, Ásia e Europa; 
  • um é de pele escura, outro clara e o terceiro amarela; 
  • um é jovem, outro maduro e o terceiro idoso. 

Claramente, a tradição desenvolveu-se para que os três Magos representassem toda a humanidade que veio prestar homenagem a Cristo. Eles representam também cada um de nós.
Na segunda leitura, São Paulo afirma que a Epifania é a revelação de um “mistério” até então escondido: “Os povos são chamados, em Cristo Jesus, a partilhar a mesma herança, a formar o mesmo corpo e a participar da mesma promessa através do Evangelho” (Efésios 3,6).
Até então, a história da salvação era interpretada sob uma ótica nacionalista: as promessas de Deus eram reservadas apenas ao povo de Israel. Esta festa, portanto, assume um significado universal e missionário. É a antítese da Torre de Babel e o prenúncio de Pentecostes!

Os Magos são um símbolo eloquente dos buscadores de Deus que se colocam a caminho. A fé é “inquieta”: não nos deixa satisfeitos com as respostas encontradas e os objetivos atingidos. Uma fé que não nos torna peregrinos é como a dos escribas de Jerusalém, interrogados por Herodes. Eles sabem onde deve nascer o Messias, mas não se movem para procurá-lo.
Todo crente é como Abraão que “partiu sem saber para onde iria” (Hebreus 11,8). A jornada dos Magos é um emblema da vida cristã e de toda existência humana: colocar-se a caminho, juntos, à procura de sentido, olhando para o céu, prontos para enfrentar o desconhecido, capazes de discernir a presença de Deus na pequenez...

A Estrela e as estrelas

Os Magos eram “astrólogos” que observavam as estrelas. A sua proveniência do Oriente sugere a Pérsia. Muitos astrônomos tentaram identificar qual estrela ou cometa eles observaram. No entanto, a explicação não deve ser buscada tanto na ciência, mas no contexto bíblico. São Mateus, de fato, provavelmente referia-se ao oráculo do ‘profeta’ Balaão: “Eu o vejo, mas não agora; eu o contemplo, mas não de perto: uma estrela surge de Jacó, e um cetro se eleva de Israel” (Números 24,17). Esta estrela é interpretada como uma referência ao Messias.
Na antiguidade, acreditava-se comumente que cada pessoa tinha a sua própria estrela, que surgia com o seu nascimento e desaparecia com a sua morte. Quanto mais brilhante a estrela, mais importante se considerava a pessoa.

Há muitas estrelas que brilham no nosso firmamento, mas nem todas conduzem a Cristo. Algumas fazem-nos perder-nos ao longo do caminho da vida. Qual “estrela” é a bússola da minha existência?
O que representa a Estrela? Ela evoca, antes de tudo, Jesus, “a estrela radiosa da manhã” (Apocalipse 22,16). Ele é a Estrela que orienta a vida do cristão. Contudo, também nós somos chamados a “brilhar como astros no mundo” (Filipenses 2,15). Cada cristão é convidado a tornar-se uma estrela que guia os outros para Cristo.

“Com a Epifania acabam-se as festas”, diz um conhecido provérbio popular. Que a Estrela, porém, permaneça viva no nosso coração! Como poderíamos, de outra forma, iluminar, nós que somos chamados a ser “luz do mundo”? Seríamos estrelas apagadas, ou pior, “buracos negros” que absorvem e anulam toda luz que encontram na sua órbita.

Os presentes: ouro, incenso e mirra

O que representam os três presentes? Tradicionalmente diz-se que: o ouro simboliza a realeza messiânica de Cristo; o incenso, a sua divindade; e a mirra, a sua humanidade. Contudo, não faltam interpretações diferentes. São Bernardo, por exemplo, sugeria que o ouro servia para mitigar a pobreza da Virgem Maria, o incenso para purificar o ar da estrebaria, e a mirra como vermífugo!
Mas o que estes presentes podem representar para nós, hoje? E, sobretudo, o que podemos oferecer a Jesus? Olhemos para o tesouro do nosso coração: que riquezas guardamos? Que presentes podemos oferecer como sinal da nossa adoração, da nossa gratidão e do nosso amor?

Pe. Manuel João Pereira Correia, mccj

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