Os Missionários Combonianos de Butembo, na República Democrática do Congo (RDC), fundaram há alguns anos, com a colaboração da Associação Congo-Skill, a escola-oficina São José de informática e marcenaria. Aceita adolescentes escolhidos pelos párocos da cidade e arredores entre as famílias pobres sem possibilidades de lhes pagar as despesas escolares.
A Congo-Skill construiu e equipou a escola-oficina e paga aos professores. Os alunos colaboram com os artigos produzidos nas aulas práticas da sua formação profissional.
No dia 1 de julho de 2019, celebrou-se a conclusão do ano escolar. O ato mais significativo foi a entrega de um muito bem provido kit de ferramentas dado a cada aluno, para que possam começar a trabalhar, uma vez recebido o diploma da escola. Este (o diploma) ser-lhes-á entregue após a conclusão do estágio de dois meses nalguma carpintaria da cidade.
Entre os cerca de 20 alunos, contam-se duas raparigas, coisa não inédita, mas pouco frequente, no ambiente socioprofissional de Butembo.
O fundador da escola-oficina São José, o comboniano P. Eliseo Tacchella, homem com grande sensibilidade perante o drama dos adolescentes e jovens sem preparação profissional e sem trabalho, à vista destas fotografias, exultou e escreveu de Verona, onde atualmente trabalha como animador missionário: “Isto também é Missão. Ganho ainda mais coragem”.
A partir de outubro de 2019, a direção e gestão passam para o pessoal local, com consultoria dos Combonianos. Um novo desafio, segundo a linha comboniana de pensamento e ação: salvar a África pelos próprios africanos.
Padre Claudino Gomes (MCCJ) – Butembo, República Democrática do Congo