A casa da Maia, então conhecida por Quinta dos Leões, foi inaugurada a 15 de Outubro de 1958 e começou a funcionar como Seminário de Filosofia. Nesse ano lectivo inaugural, a comunidade religiosa era constituída pelo P. Albino Meneguzzo, P. Reafael Signoretti, P. Pedro Albertini e Ir. Mário Metelli, juntamente com os escolásticos do primeiro e segundo ano, Portugueses e Italianos. O P. Albino era superior. O P. Rafael animava e promovia o grupo coral de Leça do Balio e Araújo e o P. Albertini organizou o grupo de escuteiros da Maia.
Desde muito cedo, a comunidade começou a sobressair pela animação missionária que desenvolveu na diocese do Porto. Aqui foram realizados os primeiros encontros de colaboradores.
A partir de 1965 funcionou como seminário menor. Em 1981 iniciou-se na Maia um novo estilo formativo: o Seminário Comboniano em Família (SCF). Em 1982 passou a ser o Postulantado para candidatos a Irmãos. Em 1992, com a unificação dos dois postulantados, a comunidade da Maia acolheu o Postulantado único (candidatos a sacerdotes e candidatos a irmãos).
Em 2007/2008, numa parceria única com a Câmara Municipal da Maia, com a diocese do Porto e com a Vigararia, a comunidade comemorou o seu jubileu de Ouro da presença dos Missionários Combonianos.
Desde 2008 a Maia é também a sede do Centro Vocacional Juvenil (CVJ). A partir daqui, o CVJ organiza e anima toda a pastoral vocacional juvenil dos Missionários Combonianos em Portugal. Como fruto desta pastoral, o CVJ começou em 2011 o JIM – Jovens em Missão –, movimento juvenil comboniano que está a ser alargado a toda a família comboniana.
FINALIDADE
Presentemente, a comunidade da Maia tem como finalidades a pastoral vocacional e a animação issionária, em vista da missão ad gentes. (cf RV 80.1)
Comunidade Evangelizadora
Com a nossa presença na diocese do Porto, queremos promover a espiritualidade Missionária e Comboniana. Através da pastoral de animação missionária e vocacional, promovemos a evangelização das comunidades locais e cooperamos na missão da diocese para a renovação do Povo de Deus.
Comunidade Vocacional
A comunidade da Maia é a sede do Centro Vocacional Juvenil e funciona como lugar onde os jovens podem fazer uma experiência de vida comboniana. Assim, damos especial relevo ao trabalho da pastoral vocacional juvenil (PVJ). Promovemos todas as vocações, sobretudo missionárias, na e da Igreja Local. Dedicamos, também, atenção ao trabalho com os adolescentes e crianças, sobretudo no âmbito da animação missionária, preparação para o crisma, catequese, ministério e escolas.
Membros da comunidade
P. Joaquim da Silva Moreira, superior / animação missionária
P. Filipe Resende / Centro Vocacional Juvenil
Ir. João Ferreira, ecónomo
P. Joaquim Fonseca, ministério / animação missionária
P. José Arieira, ministério / animação missionária
ACTIVIDADES DA COMUNIDADE
Eucaristia: De terça a sábado, às 19h00. Aos domingos, às 9h00
Sacramento da reconciliação: De terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h30
Adoração pelas vocações: Todas as quintas, das 9h00 às 18h00
Retiros para todos: No advento e na quaresma
ACTIVIDADES DO CVJ
Animação do movimento JIM – Jovens em Missão
Encontros e retiros: para crismandos, catequisandos e de jovens
Sempábrir: Caminhada jovem a Fátima
Missão Mais: Semana de Missão e voluntariado
Missão Jovem: Encontro anual do movimento JIM
OUTRAS DISPONIBILIDADES
Estamos também disponíveis para preparar, animar e realizar: encontros e retiros para catequistas, jovens, crismandos, adolescentes, grupos de catequese, escolas, … seja nas nossas casas como nas respectivas paróquias.
CONTACTOS
Missionários Combonianos
Rua Augusto Simões, 108
4470-182 MAIA
Tel.: 229 448 317
maia@combonianos.pt
IBAN: PT50 0007 0416 0007 2650 0036 1
CVJ
CVJ – Missionários Combonianos
Rua Augusto Simões, 108
4470-182 MAIA
Tel.: 229 448 317
jovemissio@gmail.com